Mercantilismo

Porto [França], por Claude Lorrain, 1638.

Mercantilismo é o nome que damos a um conjunto de prática econômicas que foi muito presente na Europa  Moderna (séculos XV, XVI, XVII e XVIII). O termo foi cunhado posteriormente, em 1763, por Vitor Riqueti de Mirabeau ou seja, os economistas que chamamos de mercantilistas nunca se viram como tal.

O fim da Idade Média é marcado pelo Renascimento Comercial, onde novas rotas comerciais começam a se estabelecer e faz-se presente a necessidade de moeda de troca – na época metais preciosos, como o ouro e a prata. Economistas da época teorizavam que a riqueza das nações se encontrava na quantidade de metais preciosos que esta tinha acumulado, ou estocado, e este é o primeiro aspecto importante do mercantilismo, o Metalismo ou Bulionismo.

O segundo aspecto importante para nós é a Balança Comercial Favorável ou o Colbertismo, que consiste no estado exportar (vender) mais do que importa (compra), alcançando um superavit, possibilitando assim o acúmulo de metais. Para alcançar este quadro os estados elevavam as barreiras alfandegárias, ou a tarifas/impostos sobre importações, tornando-as  mais difíceis e as desestimulando; esta prática nós chamamos de Protecionismo.

Só com estas três práticas chegamos à um problema, um dilema – se todos os estados querem exportar mais do que importam, quem vai importar mais do que exporta? Aqui entra o Pacto Colonial, termo cunhado bem mais recentemente (século XX) e se refera à “solução” encontrada para resolver este dilema: estabelecem-se colônias fora da Europa, estas não podem produzir nenhum tipo de manufatura (e posteriormente indústria), e devem comprá-las da metrópole, enquanto vendem para esta matéria-prima. Nesta relação prevalece a desigualdade, pois produtos manufaturados (e industrializados) são muito mais custosos (pois têm maior valor agregado) do que matéria-prima, ou seja, a metrópole acumula riqueza através da exploração da colônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s