Bula Intercoetera e Tratado de Tordesilhas

As duas linhas divisórias.

Bula Intercoetera (1493)

Proclamada pelo Papa Alexandre VI, a Bula Intercoetera dividia o mundo entre portugueses e espanhóis. Fora traçada uma linha imaginária que passava a 100 léguas da costa das ilhas de Cabo Verde. O que estivesse a oeste seria espanhol e o que ficasse a leste, seria português.

Tratado de Tordesilhas ( 1494)

Sabendo que no Oceano Atlântico havia muitos territórios a serem explorados, os portugueses pediram que fosse feita uma nova divisão, ajustada aos seus interesses. Novamente o Papa Alexandre VI mediou a discussão e modificou a distância que a linha passaria de Cabo Verde. Agora não seriam mais 100 léguas e sim 370 léguas, o que permitia mais mobilidade aos portugueses na exploração do Atlântico.

*a Imagem deste post foi retirada de sítios diversos da internet, sem créditos referenciados. Qualquer problemas com isso nos informe.

Um pensamento sobre “Bula Intercoetera e Tratado de Tordesilhas

  1. Que ardam no Lago de Fogo, as almas dos ‘conquistadores’ que na verdade praticaram a exproprição e genocídios contra os nativos de muitas regiões. Tudo em nome do Rei…grandes filhos de putas, tidos como representantes divinos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s