A Guerra de Reconquista da Península Ibérica

Reconquista é o nome dado às diversas disputas travadas por cristãos contra árabes muçulmanos pelo domínio do território da Península Ibérica, que começou no século VIII – após o estabelecimento dos árabes na região que fazia parte do Império Romano – e terminou em 1492, com a queda da cidade islâmica de Granada.

Após a queda do Império Romano, a Península Ibérica foi ocupada por povos germânicos, que se converteram ao cristianismo durante o período da Alta Idade Média. Após a morte de Maomé, os muçulmanos passaram a expandir seus domínios pelo norte da África até chegar à Península. Um dos motivos que contribuíram para a expansão islâmica na península foi a organização fechada da economia europeia.

A ofensiva cristã se deu pelo norte da península e conseguiu tomar o território dos muçulmanos. Vários centros importantes para os árabes foram caindo, como Córdoba e Sevilha, no século XIII. Ao reconquistar, pouco a pouco, a Península Ibérica, os cristãos também fundaram reinos, processo importante para/de formação da Portugal e Espanha.

2 pensamentos sobre “A Guerra de Reconquista da Península Ibérica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s