Como usar este Blog?

Diferente de uma apostila regular, que é um livro com conteúdos ordenados de uma determinada maneira e, por convenção, o aluno segue a ordem, da primeira para a última página, o Historitura é uma Apostila-Blog, e não funciona da mesma maneira – aqui você navega à esmo, seguindo o fluxo de sua preferência ou ainda procurando aportar em temas escolhidos.

Na página Roteiros de Aula, que você pode encontrar no topo da tela, ordenamos os roteiros numa ordem que sugerimos para alunos que estão começando do zero, mas é você quem faz seu caminho.

As postagens são divididas nas seguintes categorias:

  • Roteiro de Aula: estas postagens são a espinha dorsal da nossa apostila. Nelas temos roteiros que professores podem utilizar para guiar suas aulas e alunos para guiarem seus estudos. Dividimos os roteiros em temas como por exemplo Grandes Navegações e Expansão Marítima Europeia, e neles listamos tópicos importantes para a compreensão do conteúdo, alguns realizamos breves comentários e outros transformamos em links que levam à descrições mais detalhadas, como Mercantilismo.
  • Historiografia: estas postagens destinam-se à professores e alunos que buscam maior aprofundamento, em documentos históricos ou materiais de historiadores que discutem aspectos que não são muito recorrentes nos materiais didáticos, como Uma reflexão sobre os processos de colonização, uma reflexão de do historiador Leandro Karnal.
  • Material Multimídia: entre os materiais multimídias você poderá encontrar filmes, pinturas, músicas, charges, livros, quadrinhos etc. Sempre que possível disponibilizaremos links para download, com instruções de como fazê-lo.
  • Conceitos: conceitos ou termos que devem ser aprofundados são postados nesta categoria, como Pioneirismo Português e Engenho.

Além das categorias você pode usar as tags para encontrar material desejado. O que são tags? São etiquetas muito utilizadas para organizar material na internet e junto das categorias nos ajudam a guiar os navegantes. Por exemplo o aluno está procurando material relacionado à escravidão, basta procurar por “escravidão” no campo de busca, que você pode encontrar na parte superior direita do blog.

Ficou mais alguma dúvida?

Entre em contato através do email danielsoarespires@gmail.com.

Está procurando algum conteúdo que não achou ou não temos disponível?

Entre em contato ou nos ajude a aumentar nosso acervo, na página Contribuindo.

Um pensamento sobre “Como usar este Blog?

  1. Oi Daniel, retribuindo a gentileza e agradecendo a visita ao meu blog, gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa, portanto sinta-se à vontade para compartilhar o que for do seu interesse do que lá estiver publicado, pois o que tem de conteúdo é exatamente resultado de pesquisas que fiz na minha vida acadêmica e fora dela, ciente de que muita coisa é difícil de encontrar, então a finalidade é justamente essa, compartilhar com aqueles que tem sede e buscam o conhecimento, então siga em frente com seu projeto no qual me senti até lisonjeada colaborando!

    Abraços,

    Irene Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s